PROJETOS

Projetos desenvolvidos pelo LTI Digital:


Pesquisador Responsável:
Barbara Coelho Neves

CV-Lattes:
http://lattes.cnpq.br/7327673330074701

Resumo:
Recentemente, uma das áreas que envolvem a Ciência da Informação teve o vislumbre da Computação Cognitiva, expondo obras de arte que interagiam com o público em tempo real na Pinacoteca de São Paulo. Então, é hora de começarmos a discutir a respeito e, acredito, que toda reflexão é bem vinda quando se trata de novas tecnologias no contexto educacional.
De forma sucinta, a computação cognitiva se refere a computadores executarem ou emularem ações baseadas em aspectos cognitivos como seres humanos fazem. Os computadores vão para além dos cálculos avançados e processamento de dados, pois eles são capazes de processar, perceber e adquirir conhecimento. Na computação cognitiva é possível indexar, classificar, fazer edição, síntese de voz e fornecer resposta automáticas, dentre outras funções. O sistema cognitivo permite a síntese de resposta autônoma que aprende a responder proporcionando o engajamento com o usuário. 

Apoio: CNPq.

Bolsista:
Katharina Brito dos Santos  (Histórico escolar)

Bolsa:
CNPq_IT

Tutor:
Regina Lucia dos Santos Portela (Mestranda Educação UFBA)

Acesse o Edital de Seleção:
https://inclusaoecognicao.wordpress.com/sobre/

Referências:
HINTERHOLZ, Lucas Tadeu et al. NEUROCIÊNCIA COGNITIVA COMO BASE PARA ANÁLISE DO PROCESSO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL, ATRAVÉS DA PROGRAMAÇÃO. Revista Jovens Pesquisadores, [s.l.], v. 4, n. 2, p.1-15, 3 set. 2014. APESC - Associacao Pro-Ensino em Santa Cruz do Sul. http://dx.doi.org/10.17058/rjp.v4i2.4508. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/jovenspesquisadores/article/view/4508>. Acesso em: 11 jul. 2018.

SARAIVA, Caroline Andréia Eifler; ARGIMON, Irani I. de Lima. Ciência da computação e ciência cognitiva: um paralelo de semelhanças. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, p.1-15, 01 out. 2017. Disponível em: <http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/637>. Acesso em: 11 jul. 2018.



_______________________________________________



Pesquisador Responsável:
Barbara Coelho Neves

CV-Lattes:
http://lattes.cnpq.br/7327673330074701

Resumo:
O projeto tem como tema a política pública para bibliotecas escolares, considerando os novos desafios tecnológicos, novas formas de aquisição e interação com o  conhecimento no contexto contemporâneo. O estudo será das políticas públicas no contexto educacional atreladas às bibliotecas escolares no Brasil e em outros países (Canada, Espanha, Estados Unidos, França, Itália e Venezuela). Considera-se que este estudo apresenta novas questões para a problematização das políticas públicas e gestão educacional, principalmente, no que tange aos desafios enfrentados pelas bibliotecas escolares no novo paradigma tecnológico. Projeto ligado à Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFBA). 



Apoio: Fapesb e CNPq.

Bolsistas:
Amanda dos Santos Rocha   (Pedagogia)
Quezia Rodrigues de Oliveira  (Biblioteconomia)


Bolsa:
CNPq_IC e FAPESB-IC. 

Tutores:
Regina Lucia dos Santos Portela (Mestranda Educação UFBA)
Daniela Rodrigues Almeida Barros (Mestranda Ciência da Informação UFBA)


Acesse o Edital de Seleção:
https://inclusaoecognicao.wordpress.com/sobre/

_______________________________________________